segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Haicai da Morte: Hokusai

Após a primeira postagem da série houve uma grande pausa, mas como não podia deixar de ser, vamos aos poucos atualizando.

Espero que gostem.

**********************************************************

Katsushika Hokusai


Agora como espírito
devo atravessar
os campos de verão.

Hitodama de
yuku kisan ja
natsa no hara

Os números no currículo de Hokusai (1760-1849) assustam: criador de mais de 30.000 trabalhos, mudou de nome pelo menos 30 vezes e viveu em mais de 90 lugares diferentes. Ele também é considerado um dos maiores artistas japoneses, mestre na arte das gravuras.

Sua série de xilogravuras mais famosa chama-se Trinta e Seis Vistas do Monte Fuji (1823-1829), onde retrata a famosa montanha a partir de diversos pontos de vista, estações do ano e em diferentes condições de tempo. Abaixo, seguem algumas:





Um aspecto de sua pintura que costuma ser deixado de lado é a composição de gravuras eróticas, que não convém tratar aqui, mas deixo como referência o título The Dream of the Fisherman's Wife.

Hokusai morreu em 10 de maio de 1849, aos 89 anos. Sua busca pela melhoria contínua foi expressa em uma de suas últimas palavras:
"Se os Céus me dessem somente mais dez anos...Outros cinco anos... Então, eu seria um pintor de verdade."
Seguidor do Budismo Nichiren, Hokusai acreditava em vida após a morte. Seu haicai escrito pouco antes de morrer mostra isso.

Não considero que seu haicai da morte seja grandioso como haicai, mas é um poema de grande sensibilidade. E ninguém é obrigado a escrever bons haicais antes de morrer. Morresse em paz, era pintor. Mestre.


Referências:

SUMPTER, Sara. Katsushika Hokusai’s Ghost of Kohada Koheiji: Image from a Falling Era.

Katsushika Hokusai, site do jornal Nippo-Brasil. Acessado em: 13/09/2010.

Hokusai (1760-1849), site do Andreas Ramos. Acessado em: 14/04/2010.

4 comentários:

  1. um dos haikais mais bonitos que já li. Acho que vou pedir para colocarem na minha lápide... hehe

    ResponderExcluir
  2. Pode não ser um haikai bem escrito, mas ele carrega todo um sentimento e isso é perceptível. Adorei o haikai e as gravuras. Não sabia q alguns dessas pinturas famosas eram dele.
    Coincidentemente, postei algo sobre a morte no mue blog.

    ;)

    ResponderExcluir
  3. Hokusai acreditava em vida após a morte, mas queria mais 5 ou 10 anos desta vida. Como, aliás, todos que conheço e também acreditam que vão morrer mas não vão morrer. De qualquer forma, são tocantes as coisas que nos vêm do espírito.

    ResponderExcluir
  4. Bem profundo o haikai dele. E o pedido de mais 5 anos.

    ResponderExcluir