quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Haicai Paranaense - Helena Kolody

Certa professora de biologia, lááá do Paraná, é responsável por dar uma nova fragrância ao haicai brasileiro. Alguns japoneses aí deram a ela o nome de Reika, mas se tornou mais conhecida pelo nome dado pelos pais: Helena Kolody.

Helena Kolody, H-K, hai-kai. Ah, inauguradora da modalidade haicai entre as mulheres brasileiras. Seus primeiros haicais foram publicados aos 29 anos no livro Paisagem Interior, de 1941. Entre os que ficaram mais conhecidos:

ARCO ÍRIS
Arco-íris no céu.
Está sorrindo o menino
que há pouco chorou.

Esse seu primeiro livro ia ser uma surpresa para seu pai, que já estava velhinho, mas infelizmente ele morreu antes de ver o livro pronto, vítima de um enfarte. Quase que o mundo não conhece a obra, pois ela já havia desistido de publicar por este motivo, mas amigos a incentivaram a publicar em homenagem a ele e foi o que Helena fez.
.
Pelo exemplo acima, percebe-se que o haicai dela não é o tradicional, afinal, um título ali. Mas nota-se, de resto, a simplicidade e o toque especial do gênero (haimi).

Seu estilo tem origem lá com Afrânio Peixoto, poeta modernista e um dos primeiros a criar haicais em português. Além de beber inspiração também de Guilherme de Almeida, outro importante entusiasta e divulgador dessa forma poética.

Segue abaixo mais alguns haicais de Helena Kolody, que com certeza farão com que surja em você, no mínimo, uma profunda admiração a esta poetisa:

APLAUSO
Corrida no parque.
O menino inválido
aplaude os atletas.

IDADE
A morte desgoverna a vida.
Hoje sou mais velha
que meu pai.

DOM
Deus dá a todos uma estrela.
Uns fazem da estrela um sol.
Outros nem conseguem vê-la.


ps: além do haicai, Helena Kolody foi uma grande divulgadora do tanca, outra forma poética japonesa. Caso se interesse, veja os tancas de Helena Kolody.

15 comentários:

  1. bicho, a bem da verdade, a Helena Kolody e inúmeros haikaístas brasileiros até dos anos 50, quanto à forma, são totalmente debitários ao modelo introduzido por Afrânio Peixoto. são haikais com título e métrica, mas sem rimas na maioria das vezes, e tratam muitas vezes de questões unicamente humanas.

    ResponderExcluir
  2. Preciso urgentemente conhecer os haicais de Afrânio Peixoto, o primeiro haicaísta brasileiro e só li uns poucos poemas dele.

    ResponderExcluir
  3. AI ADOREI ELA FOI UMA GRANDE MULHER

    ResponderExcluir
  4. ela foi uma otima poetiza e cada hay kai que ela fez,com apenas tres linhas fala bem mais do que imaginamos de tao lindos que sao

    ResponderExcluir
  5. sim ela fi mesmo uma grande poetiza e uma otima professora minha avô teve aula com ela

    ResponderExcluir
  6. oiiiiiiiiiiiiii estou estudando sobre ela queria saber um pouco mais de hai cai

    ResponderExcluir
  7. oiiii estou fazendo um trabalho sobre haicai dela mais não sei o nome do haicai bem famoso que ela escreveu " Deus dá a todos uma estrela.
    Uns fazem da estrela um sol.
    Outros nem conseguem vê-la".

    ResponderExcluir
  8. estou fazendo uma pesquisa da escola e achei esses rai cais muito interessantes

    ResponderExcluir
  9. helena a menina dos poemas e dos pequenos haicais
    tu es a flor do meu jardim

    ResponderExcluir
  10. gostei de alguns haicais dela e estou fazendo um trabalho sobre ela

    ResponderExcluir
  11. me ajudou no meu trabalho valeu pessoal

    ResponderExcluir