domingo, 30 de janeiro de 2011

O mar cabe num haiku

Resenha do livro De Frente para o Mar
Por José Marins

Organizados por David Rodrigues, dez poetas viajam no haiku por mares de antes e de agora navegados. Embalado para presente numa bela capa, publicado pela Palimage, o livro nos chega prometendo um contentamento: o encanto do haiku.

Aqui a janela do haiku, aberta para o mar, capta visões e vivências de dez autores, uns veteranos como Albano Martins, Casimiro de Brito e Liberto Cruz, entre outros nomes da poesia portuguesa, e um jovem que desponta como haijin, Lécio Ferreira.

Escolhi um poema de cada autor para um breve comentário.

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Albano Martins – nos surpreende com esta vista da solidão que permite duas leituras: a vela inflada e a vela acesa.

Ao luar, uma vela
é também
uma estrela.

Um registro fino que me recorda Basho:

Ah, lua de outono —
Andando em volta do lago
passei toda a noite.

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Casimiro de Brito – também me lembra o sentir oriental neste irremediável estar só:

As ondas do mar
acompanham-se umas às outras –
e eu tão só.

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David Rodrigues – mostra uma observação acurada, ferramenta do poeta do haiku, nos traços delicados desta cena:

vagueio pela praia –
as ondas perdem e ganham
reflexos de sol

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Dinis Lapa capta com graça a imagem distorcida do peixe no vidro e a recria em

Pequeno aquário –
um peixe
atravessa o vidro.

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Lécio Ferreira – soube registrar este contraste interessante que denota a boa leitura dos clássicos.

rebentam as ondas –
mas também o silêncio
entre os bambus

É inevitável a lembrança deste outro poema do mestre Basho:

Vento cortante –
Se esconde em meio ao bambu
e desaparece.

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Leonilda Alfarrobinha – nos faz ler estas algas enroscadas nos pés de nossas lembranças. Se “recordar é viver”, para o haiku o tema das lembranças nos dá significativos poemas.

praia matinal –
tempos distantes regressam
no meio das algas

Lentos os dias vêm –
Os tempos que se foram
já se vão longe
Buson

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Liberto Cruz – o haiku-livre do poeta registra o estremecimento diante do mistério:

Frente ao mar
Que voz é esta
Que nos seduz?

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Lucília Saraiva – um temporal que se avizinha é a cena haicaística de onde a poeta percebe um momento de haiku:

na cumeeira do telhado –
uma gaivota
atenta ao temporal

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Luís Domingos – demonstra que o haiku pode ir além da percepção e trazer a marca da sazonalidade.

Tarde de inverno:
ainda voam as gaivotas
e os guarda-chuvas.

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Ivette Centeno – não diz a data deste setembro, se é final de verão ou começo de outono, daí a sutileza do momento deste casal e do haiku.

Anoitecer de setembro:
um casal abraçado
na varanda.

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Li com prazer a coletânea “De frente para o mar”. Se os poemas não seguem a forma tradicional, também não se afastam da tradição do haiku oriental e que se busca praticar hoje no mundo. Ou seja, aquele que mantém na escrita o sentido de haiku, o sabor, seu haimi. O que torna reconhecível esta forma do haikai e o distancia do simples terceto ou dos epigramas ocidentais.

David Rodrigues, pelo que noto com satisfação, vem se especializando em reunir poemas haiku, tornando mais visível a produção portuguesa.


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José Marins é escritor e haicaísta.

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Caso queiram exemplares do livro De Frente para o Mar, devem fazer o pedido através do site da Associação de Amizade Portugal-Japão. O preço é 10 Euros + portes de envio.

3 comentários:

  1. Os haicais do David Rodrigues e o da Leonilda Alfarrobinha me encantaram.

    Novamente, parabéns ao David pela divulgação do haicai :)

    E valeu, Marins, por ceder a resenha para eu postar aqui.

    :)

    Abraços!

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  2. David Rodrigues é um guerreiro. Você também, Noris!

    Obrigado aos dois!

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  3. Gostei muito do de Casimiro de Brito. Abraço.

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