domingo, 3 de janeiro de 2010

QUE É HAIBUN?

Haibun é uma modalidade crônica de haicai.

Etimologicamente, a palavra é formada por hai (de haicai) e bun (de composição, sentença).

Haibun é um texto curto, geralmente uma experiência vivida pelo autor, seguido por um ou mais haicais. A ligação entre eles costuma ser sutil, uma não é explicação da outra, mas sim uma alteração do ponto de vista na cena.

Muitas das características do haicai são usadas na criação do haibun, como:

1) Brevidade e concisão;
2) Poucas abstrações, predominância visual;
3) Objetividade, o autor se mantém distante até quando fala de si.

Mas um aspecto que o torna mais charmoso é que a narrativa possui maior leveza, muitas vezes fundindo humor e seriedade na prosa, desta forma enriquecendo a cena-haicai à partir de uma descrição mais detalhada do momento-haicai, dos eventos, pessoas, lugares que propiciaram o estado de haicai no escritor.

Segue abaixo um haibun escrito por João Toloi, cujo título é Cidadezinha de Altitude:

Na Serra Geral há uma pequena cidade com 2.068 m de altitude, tão pequenina que cabe num só olhar. Entremeada por montanhas e vales é um sossego, chega a dar sono. Todas as cinco ruas são limpas, largas e arborizadas, inclusive com cerejeiras que são açoitadas pelo vento da tarde. Como estamos no fim do inverno algumas árvores já estão em floração, apresentam emaranhados de flores de vários tons que se impregnam na paisagem. Dos galhos, Sabiás, Gaturamos e Canários espalham uma melodia que faz do lugar uma mistura de vários sons em profusão. Caminhando pelas alamedas percebo o encanto do lugar, as casas ajardinadas são espaçosas e coloridas, na pequena igreja o relógio da torre destoa com as suas badaladas certeiras, talvez seja para não esquecerem da missa diária das 7 h. Na pracinha algumas crianças brincam entre burricos sonolentos que pastam tranqüilos... Ah, quem me dera ter nascido aqui!

Portal da cidade –
As Rosas vermelhas
Dão boas-vindas.

Referências
http://sopadepoesia.blogspot.com/2009/06/haibun-sabatico.html
http://www.sumauma.net/haicai/haicai-haibun.html
http://contemporaryhaibunonline.com/
http://en.wikipedia.org/wiki/Haibun

4 comentários: