segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O Jardim da Haijin Alice Ruiz

Resenha do livro Jardim de Haijin
Por Alvaro Posselt


Nunca é demais mencionar que o haicai é uma forma poética de origem japonesa, composto de três versos de dezessete sílabas poéticas (5-7-5), é dividido em duas partes e deve conter uma palavra que indique o momento, a estação do ano em que foi realizado e assim registrar uma vivência ou resgatar uma memória de seu idealizador, tendo como cenário a natureza.

Despidos do rigor da métrica, os haicais de Alice Ruiz que integram o livro Jardim de Haijin, lançado recentemente pela Editora Iluminuras, formam uma ciranda de poemas vivenciados, como ela mesma cita, nos jardins dos amigos. Mas há outros que surgiram em ocasiões diferentes.

passeio no Ibirapuera
uma cerejeira florida
interrompe a conversa

Com grande percepção e técnica, Alice compõe haicais cheios de sensações, imagens e leveza, de linguagem simples e insinuante, em sintonia com a natureza.
Entre o permanente e o transitório, o poema nasce e se funde, é sentido e não intelectualizado.
As lentes são voltadas para o que está ao redor e não para o sentimentalismo. O profundo é a simplicidade.

paineira na chegada
ainda mais florida
no dia da saída

Dentro desse universo, o livro ganhou cores alegres que brincam com os poemas através das ilustrações de Fê. A relação entre um haicai e uma imagem deve ser sutil, e é o que acontece. Há muita harmonia e diálogo entre palavras e cores, há uma brincadeira para a qual o leitor é convidado.

vento no bambuzal
por todos os lados
portas que se abrem

O haicai já é centenário em terras brasileiras, apesar disso muitos autores escrevem seus poemas de três versos e os chamam de haicai. A curitibana Alice Ruiz, que no ano passado ganhou o Prêmio Jabuti pelo livro de poesia Dois em Um, sabe muito bem escrevê-los. Ao folhear o livro, os haicais saltam livres à nossa leitura, livres para serem haicais.


Caso queira comprar, tem nas livrarias Saraiva, Cultura, Folha (mais barato), FNAC et cetera.

6 comentários:

  1. Alice Ruiz tem alguns hai-kais de qualidade, mas nem todos, na minha modesta opinião, claro. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. muito bonito o livro. boa resenha, gostei.

    abraços.

    ResponderExcluir
  3. Bom andar por aqui, porque sempre aprendo sobre os hai-kais, apesar de minha dúvida constante: só é hai-cai se obedecer à métrica?

    abçs

    Betha

    ResponderExcluir
  4. Alice ruiz sempre teve a otima companhia do grande Paulo leminsk. e a trôca de influências entre eles , os fizeram magistrais.

    excelente postagem !

    abraços !

    ResponderExcluir